Curte trekking, hiking, caminhadas em contato direto com a natureza e explorar lugares novos a pé? Além de ser uma excelente opção de passeio, essas atividades também são ótimas para nosso corpo e, claro, para nossas mentes.

Além disso, esse tipo de exercício fortalece os músculos, equilibra o organismo, ajuda na respiração e manda o estresse para bem longe! Só que antes de começar a praticar, é muito importante estar preparado tanto fisicamente como com os equipamentos adequados. Entre eles, falaremos sobre um dos mais importantes: uma boa bota para trilha!

E aí? Quer se tornar um trilheiro profissional e desbravar o mundo a pé, sem abrir mão do conforto e desempenho? Então, se liga nas dicas que separamos neste post e saiba como escolher a melhor bota para as suas trilhas! Bora conferir?

Afinal, tênis ou bota para trilha?

Muita gente se faz essa pergunta e, de fato, é muito importante esclarecê-la. Afinal, um tênis, desde que confortável e resistente, pode servir para caminhadas mais leves e rápidas. Porém, quando a aventura começa a “ficar séria”, o mais recomendado é contar com uma bota para trilha.

Isso porque, esse tipo de calçado oferece mais estabilidade para os pés — evitando torções nos tornozelos — além de um solado mais resistente aos diferentes tipos de solo. Por fim, a bota para trilha proporciona mais proteção contra topadas, escorregões e, até mesmo, picadas de animais. 

Como escolher a melhor bota para trilha?

Material 

Não que seja uma regra, mas o couro sempre é uma referência para calçados de qualidade. No caso da bota para trilha, não poderia ser diferente. Afinal, é o tipo de material que resiste praticamente a tudo (água, lama, pedra e areia, por exemplo).

Powered by Rock Convert

Além disso, as botas de couro costumam ter um acabamento impecável e conforto sem igual, especialmente, para quem pretende cruzar caminhos mais longos.

Solado

Outro fator importante a ser considerado ao comprar uma bota para trilha é avaliar o tipo de solado. Primeiro, confira se o material é resistente e se parece flexível. Depois, busque por solas não muito lisas, pois isso interfere na aderência ao chão e ajuda a evitar acidentes e escorregões. 

Por fim, note o acabamento do solado e veja se aparenta boa qualidade na costura ou na colagem. Uma boa bota para trilha deve durar bastante e ninguém quer perder a sola no meio do caminho, concorda?

Conforto

De que adianta ser resistente e ter bom acabamento se na hora do vamos ver a bota causa calos e bolhas? Não rola, né? O conforto é fator indispensável na hora de escolher o calçado, afinal, seus pés vão “trabalhar” bastante e merecem algo macio e flexível.

Para isso, você pode checar se a bota conta com palmilhas especiais, tecidos acolchoados no interior e amortecimento ao pisar. Passando nesses testes, seus pés vão agradecer!

Enfim, essas foram as nossas dicas de como escolher a melhor bota para trilha! Para finalizar, vale ressaltar que comprar esses calçados online pode render mais comodidade e economia. Como dica de trilheiro, as linhas Hampton e Montana são ideias para os amantes de trekkings, já que oferecem conforto, desempenho, custo-benefício e um visual impecável para as suas caminhadas.

Se quiser saber onde achar os melhores modelos de botas para suas trilhas, basta conferir nossa loja e escolher o seu. Boas compras e curta o passeio!