O aparelho de barbear é essencial para a higiene e para a estética masculina. Mas o uso frequente desse objeto exige que alguns cuidados sejam tomados para que ele tenha mais durabilidade e seja também mais eficiente. Para saber que cuidados ter com o seu aparelho de barbear, continue lendo este artigo.

Cuidar do aparelho de barbear é uma tarefa simples, mas que exige um pouco de cuidado não só para manter o objeto em bom estado, mas também para preservar a saúde da sua pele. Confira.

1. As lâminas do aparelho de barbear devem estar limpas

A primeira dica é básica e essencial, mas nem sempre é seguida como deveria. Lâminas sujas danificam o aparelho de barbear, reduzindo a sua vida útil. Sendo assim, para limpar as lâminas, ponha o objeto sob água corrente até sair todos os resíduos. Ou, ponha o aparelho dentro de um recipiente com água, mexendo para eliminar os pelos.

2. Esqueça as batidinhas na pia

Bater com o aparelho de barbear na pia para limpar as lâminas, é algo muito comum. Essa prática, no entanto, desalinha as lâminas, impede um corte correto e prolonga o momento de retirada de pelos. Por isso, a limpeza ideal deve ser feita com água corrente.

3. Deixe que as lâminas sequem naturalmente

A melhor forma de secar as lâminas do seu aparelho de barbear é deixando que isso aconteça naturalmente, em um local livre de umidade. Não precisa usar a toalha ou outro tipo de tecido porque isso danifica o corte.

4. Álcool evita oxidação das lâminas

Após a limpeza correta do aparelho de barbear, é indicado usar algumas gotas de álcool nas lâminas pois ele evita a oxidação provocada pela umidade. Com esse cuidado, o seu aparelho tem uma vida útil muito maior.

5. Armazene o aparelho de barbear em lugar adequado

O local onde você guarda ele também é importante. Por isso, depois de usar o barbeador, guarde-o em local seco, longe da umidade que oxida e danifica as lâminas. Ou seja, ideal é que ele fique guardado fora do banheiro, em local ventilado ou sobre o suporte específico para armazenamento que já vem com alguns aparelhos.

Além de pôr em prática as dicas listadas acima, tenha o cuidado de sempre usar algum produto que facilite a retirada dos pelos. Jamais use o barbeador com a pele seca, pois poderá sofrer com cortes e barba malfeita.

Existem no mercado diversos produtos recomendados para esse momento, como pomadas, géis de barbear, loções entre outros. Mas lembre-se de ler o rótulo do produto evitando aqueles que possuam álcool em sua composição, uma vez que esse ingrediente pode irritar a pele.

Por fim, saiba qual é a hora certa de jogar fora o seu aparelho de barbear e substituí-lo por outro. É fácil identificar esse momento. Procure por oxidações na lâmina ou verifique se a mesma ainda permanece tão afiada como antes.

Como você viu, cuidados com o seu aparelho de barbear são importantes para manter a sua pele sempre protegida, sem cortes e com boa aparência. Além disso, seguir essas orientações faz com que o aparelho funcione melhor e dure por muito mais tempo.

Se você gostou deste artigo e quer saber como deixar a sua barba mais bonita, continue lendo o nosso blog e confira algumas dicas.