Preparar-se para uma entrevista de emprego nem sempre é uma tarefa simples. Além de toda a pressão do momento para apresentar desenvoltura e habilidades profissionais, é fundamental fazer escolhas inteligentes em relação ao que vestir e, com isso, causar uma boa impressão.

Seja para conseguir a vaga do primeiro estágio, seja para conquistar o cargo dos sonhos, o segredo é saber alinhar seu estilo ao dress code da empresa, sem abrir mão do toque pessoal. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem inspirá-lo para o momento da entrevista, e de quebra ajudar na sua contratação. Confira o post!

Conheça a empresa onde deseja trabalhar

Vamos começar pela regra de ouro nessas situações: pesquise sobre a empresa desejada. De nada vai adiantar caprichar no visual se você não conhece ou respeita a identidade do local onde pretende trabalhar. Por isso, quanto mais informações reunir sobre os projetos e a cultura do lugar, e o quão formal ou informal é o ambiente de trabalho, melhor. Assim você tem uma ideia de como as pessoas que trabalham lá costumam vestir-se no dia a dia.

Uma boa dica é dar uma olhada nas redes sociais da empresa e conversar com alguns de seus colaboradores com quem tenha contato, para então pensar no look mais apropriado para esse primeiro encontro.

Lembre-se de que cores neutras são sempre um coringa

Outro detalhe importante ao definir o visual para a entrevista são as cores. Por mais que você tenha em mente o estilo da empresa, é melhor evitar qualquer deslize e apostar em trajes mais discretos, com cores neutras e versáteis. As peças em tons de azul-marinho e cinza não costumam falhar. Da mesma forma, a camisa branca é um clássico e o look todo em preto ajuda a manter a elegância em qualquer ocasião.

A regra também vale para os sapatos. Tanto os modelos casuais, quanto os de estilo mais clássico não devem ser muito chamativos. Em situações como essa, o menos é sempre mais.

Vista-se de acordo com o ambiente de trabalho

Já comentamos sobre a importância de adequar o traje eleito para a entrevista ao DNA da empresa. No entanto, com a variedade de ambientes de trabalho, fica cada vez mais difícil optar por modelos mais ou menos descontraídos. Pensando nisso, separamos sugestões de looks, com base em diferentes segmentos de trabalho. Confira:

Ambiente formal

Para aqueles que atuam em áreas mais formais, como Direito e Finanças, ou que trabalham em multinacionais tradicionais, a dica é usar roupas mais alinhadas, ternos e sapatos de estilo clássico ou social. Para incrementar esse tipo de visual e dar um toque pessoal, aposte nos acessórios discretos de sua preferência e em gravatas finas para um ar mais elegante.

Ambiente informal

Geralmente, nesse tipo de empresa, a liberdade para usar trajes mais descontraídos e confortáveis é maior. É o caso de segmentos como Recursos Humanos, Vendas e Jornalismo. Sendo assim, que tal investir em uma boa camisa, acompanhada ou não de um blazer, e calça jeans ou de sarja? Essas combinações ficam excelentes com um bom sapatênis ou mocassim.

Ambiente criativo

Por fim, se você estiver concorrendo a uma vaga em áreas que envolvam criatividade, como Arte e Moda, a dica é fazer do look um cartão postal para as suas habilidades com cores, cortes e tendências. Estampas e tecidos sofisticados e modernos são muito bem-vindos, assim como sapatos mais ousados, como botas e tênis casuais descolados.

Seja autêntico

A última dica para ter sucesso com a roupa na hora da entrevista é manter a autenticidade acima de tudo. É claro que seguir o padrão da empresa como um guia para acertar de primeira é bom, mas o mais importante aqui é saber brincar com o próprio estilo e transmitir sua personalidade por meio do visual. Assim você demonstra a confiança necessária para conquistar o novo trabalho.

Lembre-se, essa não precisa ser uma experiência desconfortável ou que limite suas opções de estilo. Muito pelo contrário, você pode começar desde já a experimentar combinações que funcionem melhor para você e lhe deem aquela sensação de segurança para quando o grande momento chegar.

Agora que você já sabe como impressionar na entrevista de emprego, aproveite para conhecer os modelos disponíveis na loja online.