O distanciamento social causado pela pandemia do novo Coronavírus tem impactado a vida de várias pessoas de diversas maneiras. Além de não poder fazer tarefas cotidianas, como sair para trabalhar, por exemplo, muitos estão sem visitar familiares e amigos, ficando apenas em casa.

Apesar de essa ser uma situação passageira, quem sofre com condições que comprometem a saúde mental, como depressão e ansiedade, por exemplo, tende a ter crises mais acentuadas nessa época. Pensando nisso, reunimos no post de hoje algumas dicas para cuidar da saúde mental durante o período do distanciamento social. Esperamos que nossas dicas sejam úteis. Boa leitura!

1 – Evite se informar demais

Sabemos que, nos dias de hoje, basta abrir uma simples rede social para que um verdadeiro bombardeio de informações comece. No entanto, quando o acesso à informação passa a ser desmedido, principalmente a informações negativas, é bastante comum que ocorram crises depressivas ou de ansiedade. Isso porque as notícias negativas podem desencadear um quadro ansioso ou depressivo em pessoas que já sofrem com essas doenças.

Por isso, evite conferir notícias com muita frequência. É claro que você precisa se informar, mas tente fazer isso de maneira leve, sem comprometer a sua saúde mental. Evitar ler notícias durante a noite, por exemplo, pode ajudar em uma noite de sono mais tranquila.

2 – Cuide de você

O fato de passar muito tempo em casa pode fazer com que muitas pessoas acabem descuidando de si mesmas, inclusive de sua própria saúde. No entanto, é mais do que necessário, tanto para a saúde física, quanto mental, que alguns cuidados sejam tomados.

Cuidar de você mesmo durante o isolamento social ajuda a diminuir sentimentos como medo, tristeza, confusão e até mesmo a ansiedade. Aqui vão algumas dicas de autocuidado que com certeza te ajudarão a se sentir melhor: preparar uma comida que você goste, tomar um banho quente relaxante, assistir a um filme ou série, se exercitar durante alguns minutos, ler um bom livro, etc.

3 – Crie bons hábitos

Apesar de estar dentro de casa, você não precisa ficar na cama o dia todo. Muito pelo contrário. Para que a sua mente fique sã, o seu corpo também precisa estar são, e para isso você precisa estabelecer uma boa rotina com hábitos saudáveis.

Mas não se preocupe, não é necessário fazer horas de exercícios e mais exercícios. Basta que você comece, mesmo que de forma leve, a fazer alguma atividade física (sem sair de casa, é claro). Você pode, por exemplo, dançar durante alguns minutos. Além de queimar algumas calorias, esse exercício ainda vai ajudar a ativar a sua circulação e melhorar os seus níveis de humor.

Que tal experimentar? Começar uma rotina de meditação também pode ser uma excelente opção para manter sua saúde mental em dia durante a quarentena, especialmente se você é uma pessoa ansiosa. Iniciar controlando a sua respiração pode ajudar a acalmar a mente. E, se você tem dificuldades para fazer isso, existem alguns aplicativos que com certeza podem te ajudar.

Esperamos que nossas dicas sobre como cuidar da sua saúde mental durante o distanciamento social tenham ajudado. Nos acompanhe para mais dicas como essas!